segunda-feira, 9 de julho de 2012

Festa de agosto de Virgem da Lapa: Cultura religiosa do município

A cidade se prepara para receber milhares de pessoas para a  Festa de Nossa Senhora da Lapa,que começa no dia 06 de agosto e vai até o dia 15 de agosto  , o dia da padroeira. A romaria teria começado há mais de 230 anos. Para a festa, o município espera receber visitantes do Vale do Jequitinhonha, da Bahia e São Paulo, muitos deles aproveitando os festejos para cumprir promessas e rever parentes e amigos.
O movimento começa com a chegada da imagem de Nossa Senhora da Lapa. Ainda na entrada da cidade, sairá uma procissão em direção ao Santuário da lapa. Ali, os fiéis vão rezar o terço e participar da celebração.
Dia 15, o principal da festa , haverá uma grande procissão, saindo do Santuário até a Matriz. Durante a procissão, muitos fiéis  aproveitam para pagar promessas. Normalmente, em todo pequeno município, a igreja principal é construída na parte alta do lugar. Mas, em Virgem da Lapa é diferente: o santuário foi construído na parte mais baixa da cidade, em frente à gruta onde teria sido encontrada a imagem de Nossa Senhora.










A lenda
Segundo relatos históricos, a peregrinação de romeiros a Virgem da Lapa começou ainda no princípio do século XVIII.
Por volta de 1728, um garimpeiro teria encontrado a imagem da santa às margens do córrego São Domingos. Mas, também existe uma lenda segundo a qual a imagem foi encontrada por um menino, que saiu para juntar burros, a mando de seu pai, um tropeiro. Depois, a criança teria perseguido um coelho, indo parar dentro de uma gruta iluminada, com altar natural.

Devido movimentação dos fiéis, apareceu o núcleo urbano, com o primeiro nome de São Domingos do Araçuaí, que era distrito de Araçuaí. Em 27 de dezembro de 1949, o município conquistou a sua emancipação político-administrativa setornando a cidade de Virgem da Lapa.










Fotos: Calçadão ou baixinha onde são realizados os Shows
A Av. Brasil que liga os bairros Novo Horizonte e Alto São Vicente será fechada no centro, local conhecido como calçadão.
A Av. Presidente Castelo Branco todos os anos durante a festa é tomada por camelôs oriundos principalmente da Bahia.Centenas de barracas são montadas no centro da cidade onde são vendidos principalmente vestuário, calçados e géneros alimentícios.









fonte:
Blog Virgem da Lapa / Vale do Jequitinhonha
Notícias do nordeste de minas